Pular para o conteúdo principal

Dar o Troco ou Não Dar?

Se tem uma coisa que não concordo em um relacionamento, tanto entre amigos quanto entre interesses amorosos, é aquele jogo de "traiu, traia também; deu bolo, dê bolo também; te fez esperar, faça esperar também", e assim por diante.

Se você não der o troco não significa que esteja fazendo o papel de boba da relação, e sim, sendo madura o suficiente para encarar o problema e tentar cortar o mal pela raiz.

Quando uma pessoa pisa na bola com você, a melhor maneira de encarar este problema de frente é tentar fazer com que a pessoa entenda o erro dela e assuma. Para isso, o diálogo é fundamental. Dizer o que pensa de maneira branda e buscar que o outro veja o quanto você se chateou com a situação é muito mais humano e fácil de resolver. A chave é ser insistente e usar todos os fatos e argumentos cabíveis que a pessoa não está certa, porém, você ficaria muito mais leve e satisfeita caso a pessoa dissesse a verdade. E esteja preparada para todo tipo de verdade, senão nem comece a questionar.

E se mesmo assim a pessoa insistir em não assumir o erro, deixe claro que não ficou convencida e que a melhor maneira ainda seria que a verdade fosse dita, por pior que seja.
E se for tomar uma decisão, como por exemplo terminar o relacionamento, que seja uma decisão certa e esteja disposta a não voltar atrás até que a verdade apareça. 

E quando a verdade aparecer? Perdoar ou não perdoar?
Bom, a verdade é sempre mais digna, e quando perdoamos, em primeiro lugar somos nós que ficamos livres desse peso. Agradeça a pessoa por ter dito a verdade, mas se a relação vai voltar é outra história.

É preciso ter muita maturidade para que o erro já perdoado não venha à tona na primeira oportunidade. Se o amor e o carinho for maior que um deslize do parceiro e for digno de reatar, torço mesmo para que sejam felizes.

Quando você perdoa, além de você ficar melhor, ainda dá a chance da outra pessoa sempre buscar dizer a verdade apesar de tudo. A gente educa as pessoas com perdão e amor. Mas isso só funciona com pessoas de bom caráter, porque há sempre os que vão usar o erro x perdão como meio de vida para acomodação da mentira e todas as mancadas.

Todos merecem uma segunda chance em muitos casos, mas lembre-se, quem erra uma vez, dificilmente erra a segunda, mas quem erra a segunda, com certeza errará a terceira, a décima...
Seguir o coração é clichê, é preciso por a cabeça para funcionar, entender as boas e as más intenções dos terceiros e sempre ter a certeza do que a outra pessoa realmente quer com você, e isso não vai ser em meus textos e opiniões que você vai saber, e sim, se as palavas que a outra pessoa diz, condiz com as atitudes dela.
Ou seja, não dê o troco, dê oportunidades para que a pessoa assuma o erro, perdoar se necessário e reatar se tiver maturidade de esquecer os erros passado.

Bom, por hoje é só. Eu estava com saudade de escrever aqui.
E tenho dito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valide Seu Sentimento: Permita-se Odiar

     Meditação, novena, eucaristia, h'oponopono, 21 dias de arcanjo Miguel, Terapia, mantras holísticos, capoeira, incenso, vela de 7 dias, vela de 1,76 cm queimada no santuário de Aparecida, tambor, culto de libertação: absolutamente nada tira aquele sentimento por aquela pessoa que trouxe maldição em minha vida. Nada.     Fui em busca de perdoar somente pela pressão da convenção social. Todos querem que nos nos livremos desse sentimento que não podemos nem mencionar sem que as pessoas expressem uma fisionomia previsível de espanto.     É um tal de "perdoa porque vai te fazer bem" ou aquela conveniência de ter que perdoar porque a minha vida não vai andar para frente.     Deus teria que ser muito sádico se Ele tivesse brincando de atrasar minha vida de mãe solo, sem rede de apoio e cansada, só porque eu estou validando o meu sentimento puro de ódio para com aquela pessoa que jogou terra na minha cara enquanto eu me apresentava vestida de vulnerabilidade.     Eu aprendi t

Depois dos 30 a gente não tem amigas

Eu sempre fui a amiga do " vamo " e do " vô ". Subserviência total nas amizades. A amiga largou do boy? "Cris, vamos no Terra Chopp?"       - Vamo .      A amiga não largou, mas quer largar? "Cris, vamos ao bar do chorinho? Acho que não quero mais casar." - Vamo .      A amiga está sem companhia para sair. "Cris, vamos sair para comer?" - Eu sempre fodida de grana, recuo. "Vou não, estou sem grana." Mas, minutos depois. "Ah, vamo , refiz as contas, dá para ir" - "Ih, mas eu já chamei outra amiga." " Beleza, eu economizo nessa ". Pensei, genuinamente. Mas, poderia ter dito  "Caralhas, mas você só sai com uma amiga, não pode sair com duas?" Porém, esta resposta só veio na minha mente uma semana depois.     Também fui a amiga distraída - ainda não tinha sido diagnosticada com TDAH -  que foi cobrada injustamente por não prestar atenção na mana que estava mal no rolê.      E u tinha dado a m

Eu não sou o amor da vida de ninguém

 Não fui escolhida para ser par na festa junina. Quando sobrou eu e o menino mais rejeitado e bagunceiro da turma, as professoras imediatamente "formaram o par" que ia dar os canos no dia da apresentação, que seria num sábado encalorado de um  inverno. Eu tinha 8 anos. Também não fui a primeira melhor amiga da minha primeira melhor amiga, nesta mesma idade. E só descobri isso 25 anos depois quando ela postou no Instagram a foto da primeira melhor amiga dela de infância e não era eu. Deixei de ser a filha preferida quando o filho homem desejado finalmente chegou após 6 anos da minha existência, eu perdi a preferência, os brinquedos de sexta-feira e a festa de aniversário que fora divida por uns 5 anos seguidos até eu abrir mão de vez de comemorar. Eu também não fui a neta favorita, nem a sobrinha favorita. Colecionei poucos amigos e na educação física eu também não era a líder da turma. Eu nunca cheguei perto de ganhar uma eleição de representante de sala da turma que eu frequ